Como realizar uma devolução de adiantamento de cliente?

Verifique neste artigo como inserir no sistema uma situação onde o cliente adiantou algo à empresa, mas por algum motivo foi necessário devolver o dinheiro ao cliente.

 

 

Pré-requisito 

  • Possuir acesso à tela de Cadastro de Movimentações em Caixa e Bancos (Ações de usuário códigos 1116 e 1119) e possuir acesso à tela de Inicialização de Saldos de Clientes no Apoio do módulo Financeiro (Ações de usuário códigos 1708 e 3287).

    • Autorizar em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do usuário


 

Passo a passo   

Não existe uma operação em Caixa e Bancos específica para devolução de adiantamento de clientes, então são necessários dois lançamentos distintos. 

Um lançamento irá representar a saída do dinheiro da conta da empresa, e um dos lançamentos irá atualizar o saldo de adiantamento do cliente.

  1. Acesse: Financeiro / Caixa e bancos / Movimentações e clicar em Novo;

  2. Preencha a Empresa dona da conta corrente e a Conta Corrente da qual saiu o dinheiro;

  3. Preencha a data do pagamento da devolução ao cliente e a Operação: "2-Pagamento":

  4. Preencher todos os demais campos obrigatórios conforme o desejado pela empresa. E confirmar a movimentação clicando em Salvar.

 

Assim, terá indicado a saída do dinheiro da devolução do adiantamento ao cliente. 

Agora, para reduzir o saldo de adiantamento do cliente, será necessário o ajuste manual. 

Veja abaixo o passo a passo:


  1. Acessar Financeiro / Apoio / Adiantamentos / Inicialização de Saldos de Clientes;

  2. Preencha a Empresa e o Cliente e clique em Novo;

  3. Preencha a data para o novo saldo, após a devolução do adiantamento;

  4. Preencha o valor do saldo de adiantamento que o sistema deve assumir após a devolução realizada.



Dica! Se todo o saldo de adiantamento do cliente foi devolvido, o campo Saldo Inicial a ser preenchido na inicialização será R$0,00.



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.