Como atualizo os preços dos meus insumos em Custos Unitários (cadastro geral)?

A atualização de preços é importante para manter os insumos e serviços sempre com o preço mais recente, fazendo com que os Orçamentos de obra fiquem o mais próximos possível da realidade. Nessa ferramenta podemos atualizar o preço dos insumos cadastrados no Custos Unitários de forma mais prática, sem ter que editar o preço insumo a insumo. Visite o artigo Como cadastrar os preços dos insumos? caso tenha dúvidas sobre o cadastro inicial.

 

Passo a passo  

  1. Em Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Alterações em Massa > Atualizações de Preços.
  2. Selecione a tabela que receberá as atualizações:
  3. Selecione a forma de atualização em que o reajuste será feito.
  4. Caso queira ajustar os preços de apenas um insumo, ou determinado grupo de insumos, basta selecionar nos campos respectivos. Porém, se a atualização for para todos os insumos da tabela, indicamos deixar os dois campos em branco. 
  5. No campo Data do preço informe a data de corte, ou seja, somente os insumos que tenham preço com data igual ou anterior à data informada serão atualizados nesse processo. Por Exemplo, se informar a data de corte de 31/12/2021, somente os insumos com esta data ou data de preço anterior serão considerados na atualização. Os insumos em que o preço já está com data de 2022 não serão afetados pela atualização.


Dica! Ao finalizar a configuração não esqueça de selecionar o botão "ATUALIZAR" para que as configurações sejam consideradas. 

 

Formas de atualização - opções de seleção


  • Por percentual: 
    Onde preenchemos o campo “Percentual” com um percentual (positivo ou negativo). O preço dos insumos será reajustado conforme aplicação desse percentual.

    Ao selecionar esta opção, será apresentada a opção "ATUALIZAÇÃO POR PERCENTUAL", para que seja informado o percentual.


        Dica! Caso queira alterar somente a data, sem alterar o valor dos insumos, deixe o percentual zerado e informe a Nova data do preço.


  • Por indexador: 
    Onde preenchemos o campo “Indexador”, e o preço dos insumos serão reajustados conforme a variação ao longo do tempo desse indexador. Para definir essa variação, o sistema irá levar em consideração o indexador na “data do preço” atual do insumo, em comparação com o indexador na “nova data do preço” do insumo.

    Ao selecionar esta opção, será apresentada a opção "ATUALIZAÇÃO POR INDEXADOR", para que seja informado o indexador.

  • Por importação de dados:
    Onde podemos anexar uma planilha com as informações dos insumos a serem atualizados e seus novos preços.

    Ao selecionar esta opção, será apresentada a opção "ATUALIZAÇÃO POR IMPORTAÇÃO DE DADOS", para que seja informado o arquivo de importação. 
    Ao selecionar o campo "tipo de importação" serão validadas duas opções:

    - OUTROS: Selecione esta opção para indicar que o arquivo a ser importado é em formato de texto(arquivo em formato TXT).
  • Layout: 

    <código auxiliar>;<preço>;<data do preço> 

    2354; 

    23.58; 

    10/12/20 

    Atenção: Caso existam valores de centavos no preço, deverá ser utilizado o ponto. como separador de inteiros e decimais. A data do preço deverá ser no formato DD/MM/AAAA. 



    Ao selecionar a opção OUTROS será apresentado o campo ARQUIVO, para que seja anexado o arquivo TXT.


    - ARQUIVO XLSSelecione esta opção para indicar que o arquivo a ser importado é em formato de XLS e deve ter o tipo de conteúdo de suas colunas indicado no Sienge.

    Ao selecionar a segunda opção ARQUIVO XLS será apresentado o campo "CONTEÚDO DE ARQUIVO DE DADOS"...
    Neste caso, o processo se dará por meio de associação entre os dados do arquivo e os dados informado no "conteúdo do arquivo de dados", sendo cada coluna do arquivo correspondendo à uma linha informada em tela do sistema, como o exemplo abaixo:
  • Por digitação: 
    Onde será apresentada em uma nova tela uma lista dos insumos conforme os filtros aplicados, havendo uma coluna referente ao novo preço para digitação manual.
    Será apresentado o campo ordenação, para que você informe como os insumos serão apresentados para digitação do preço.
    Escolha e em seguida selecione campo "consultar".

     Na sequencia, será apresentada a tela de digitação, com a apresentação dos insumos listados, insira o valor e salve a tela.


  • A partir de uma obra:

    Onde selecionamos uma Obra origem e o sistema irá consultar os preços atuais cadastrado na obra em questão para atualizar a tabela do Custos Unitários.



  • A partir das compras/movimentações de estoque:

    Onde selecionamos o preço a ser utilizado, havendo as opções último custo e custo médio, e o preço dos insumos será atualizado conforme as compras feitas no sistema. Caso o campo “Obra origem” seja preenchido, será levado em consideração apenas as compras feitas para essa obra.


    Ultimo custo: Selecione esta opção para que o preço dos insumos seja atualizado conforme o custo da última compra.

    Custo médio:  Selecione esta opção para que o preço dos insumos seja atualizado pelo seu custo médio. Informe a obra que será considerada como base para essa atualização.


    A atualização do preço dos insumos utilizando o cálculo do custo médio a partir de compras/movimentação de estoques e sem selecionar nenhuma obra de origem é realizado levando em consideração o valor do custo de todos os centros de custos da obra que teve a última movimentação deste insumo.

    A seguir, pontuamos algumas etapas que devem ser seguidas para realizar a verificação do valor do custo médio a ser aplicado:

    1. Pra localizar a última movimentação de um insumo, e com isso definir qual a última Obra movimentada:

    a. Acessar relatório Suprimentos > Estoque > Relatórios > Movimentações, sem filtrar por nenhum Centro de Custo.

    b. No .pdf ou .xlsx gerado podemos usar o "Ctrl F" do navegador para localizar o insumo no relatório.

    c. Observação: é importante notar que as movimentações estão ordenadas por obra, então é preciso realizar uma busca no arquivo para ter certeza de qual foi a data mais recente de movimentação daquele insumo.

    d. Observação 2: Caso haja mais de uma movimentação para o mesmo insumo com a mesma data, a movimentação que tiver o menor valor de preço será utilizada.

    2. Para verificar o custo médio do insumo na última Obra movimentada:

    a. É preciso emitir o relatório Suprimentos > Estoque > Relatórios > Posições de Estoque Atual, filtrando pelo insumo desejado e pela Obra específica encontrada na movimentação mais atual do passo anterior.

    b. Nesse relatório irá constar o valor do custo médio calculado nesta movimentação.

    3. Para conferir todas as notas que compõem o custo médio desse insumo:

    a. É preciso emitir o relatório Suprimentos > Compras > Relatórios > Relação de Notas Fiscais, filtrando pela Obra, Insumo, e considerar todo o período de existência da obra.

    b. A partir deste relatório, basta somar o campo “custo de entrada” do insumo em todas as notas e dividir pela quantidade total, levando em consideração todas as notas.


  • Ao finalizar a configuração não esqueça de selecionar o botão "ATUALIZAR" para que as configurações sejam consideradas. 



    Esperamos que este artigo tenha ajudado!

     

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