Como gerar e analisar o relatório Apropriações de Insumos?

A apropriação controla o custo da obra e é através da comparação dela com o Orçado que temos o resultado da eficiência do Orçamento, se a Engenharia acertou nos quantitativos, se o Suprimentos acertou nas compras e no controle de obra e de estoque.
Este relatório permite comparar, considerando os lançamentos realizados no Suprimentos, a quantidade e valor orçado e apropriado para cada insumo e item de orçamento. Assim é possível identificar quais insumos estouraram o orçamento e em qual parte, podendo ser um complemento na análise do Gerencial Obra, embora os resultados não possam ser comparados diretamente entre os dois sistemas.
Além disso, é possível acompanhar os consumos dos materiais e validar se as compras estão sendo apropriadas corretamente.


Dica! Este é o relatório indicado para validar a quantidade apropriada do insumo para o item de orçamento, principalmente quando, ao cadastrar o pedido, o sistema informa que a quantidade está acima da orçada, mas não sabe o que gerou isso.



 

Passo a passo   


1. Filtros



Item do orçamento: Para uma análise mais específica, informe a unidade construtiva e o item de orçamento que deseja analisar. Serão apresentadas somente as informações desse item em específico.


Insumo: 
Para uma análise mais específica, informe o insumo que deseja analisar as apropriações. Serão apresentados somente os registros/apropriações do insumo selecionado.


Grupo de insumo: 
Para realizar uma análise geral de algum grupo de insumo, ou tipo de insumo, em específico pode-se selecionar esse item e serão apresentados somente os registros de apropriação dos insumos pertencentes a ele.


Período:
 Data inicial e final dos lançamentos a serem considerados no relatório. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os registros com data anterior e posterior às informadas não serão considerados.


Nível de detalhamento: 
Quanto maior o nível de detalhamento maior o volume de informações apresentadas e maiores os detalhes para análise. É possível realizar a análise a nível de Célula Construtiva até de Serviço. Vai variar conforme o nível de Apropriação definido para a obra.


Apresentação: 
Disponibiliza duas opções para definir o nível de detalhamento apresentado.
• Sintético: 
Serão apresentadas informações resumidas, totais para cada insumo.
• Analítico: 
Serão apresentadas informações mais detalhadas, considerando as quantidades e valores dos lançamentos em si de cada insumo. Útil para identificar qual o lançamento está fazendo com que a quantidade apropriada fique muito acima da orçada, por exemplo.


Imprimir insumos sem quantidades apropriadas ( ): 
Por padrão este relatório apresenta
somente os insumos que tiveram alguma apropriação. Dependendo do andamento da obra,
podem ter insumos que estão orçados, mas ainda não tem registros de compra ou contratação.
Ao marcar essa opção estes insumos serão apresentados também, com as quantidades e valores
orçados, mas com o apropriado zerado.

Dica: Essa flag fica disponível apenas no modo de apresentação “Sintético”.


Imprimir fornecedor do registro de apropriação ( ): 
Ao gerar o relatório com apresentação Analítica esta opção fica habilitada, possibilitando a visualização do fornecedor vinculado ao registro da apropriação. Isso permite uma rápida identificação dos registros, facilitando as análises.
Dica: Essa flag fica disponível apenas no modo de apresentação “Analítico”.


Apropriações consideradas: 
Para uma análise mais completa recomendamos a marcação de todas as opções. Somente assim é possível visualizar a quantidade total apropriada. Caso seja necessário analisar somente algumas apropriações em específico pode-se selecionar uma ou mais das opções.


• Solicitações de compra pendentes 
(somente é apresentada caso a base esteja configurada para que as solicitações sejam consideradas como quantidade apropriada. Caso contrário o sistema somente começa a controlar os quantitativos apropriados a partir do Pedido de Compra. Essa configuração é realizada através do parâmetro 258 em Segurança > Administração > Parâmetros).


• Pedidos de compra pendentes. 
São apresentadas somente as quantidades pendentes, onde as já atendidas serão apresentadas com a informação da Nota Fiscal.


• Notas fiscais de compra.


• Movimentos de estoque 
(os movimentos de estoque de transferência ou devolução serão apresentados com valores negativos, entre parêntesis, diminuindo a quantidade apropriada considerada nos controles do sistema).


• Contratos pendentes. 
São apresentadas somente as quantidades pendentes. As já atendidas serão apresentadas com a informação de Medições.


• Medições registradas.




2. Algumas das Informações apresentadas no relatório


Insumo: 
Código e descrição do insumo que terá suas apropriações detalhadas.


Documento: 
Só é apresentado caso a apresentação do relatório tenha sido configurada para analítica. Apresenta o documento e o número dele, para auxiliar na localização das quantidades apresentadas como apropriadas. Quando marcado pra apresentar o fornecedor de cada registro o sistema mostra o código e nome ao lado do documento.


Quantidade:
 Detalhamento dos quantitativos do insumo para aquela apropriação em específico, destacando orçado, apropriado e consumido.


• Orçado: 
Quantidade total orçada para o insumo para o item de Orçamento. Quando a apresentação está configurada para ser analítica o sistema apresenta a quantidade orçada na mesma linha do totalizador do insumo no item de orçamento, deixando as linhas com os documentos em branco nesta coluna.


• Apropriado: 
Quantidade apropriada do insumo, considerando os filtros aplicados no momento da emissão do relatório. Quando ele é emitido de forma sintética as quantidades dos lançamentos são somadas e apresentadas. Caso a apresentação seja analítica, o sistema apresenta um detalhamento por lançamento, colocando a quantidade correspondente de cada um e totalizando ao final.


• Consumido: 
Quantidade total consumida no Estoque. Devem ser registrados movimentos de Consumo em Suprimentos > Estoque para que eles sejam considerados como consumidos nesse relatório.


Valores: 
Detalhamento dos valores dos insumos para aquela apropriação em específico, destacando orçado, apropriado e consumido.


• Orçado: 
Valor total orçado para o insumo para o item de Orçamento. Quando a apresentação está configurada para ser analítica o sistema apresenta orçado na mesma linha do totalizador do insumo no item de orçamento, deixando as linhas com os documentos em branco nesta coluna.


• Apropriado: 
Valor apropriado do insumo, considerando os filtros aplicados no momento da emissão do relatório. Quando ele é emitido de forma sintética os valores dos lançamentos são somados e apresentados. Caso a apresentação seja analítica, o sistema apresenta um detalhamento por lançamento, colocando o valor correspondente de cada um e totalizando ao final.


• Consumido: 
Valor total consumido no Estoque. Devem ser registrados movimentos de Consumo em Suprimentos > Estoque para que eles sejam considerados como consumidos nesse relatório.


 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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