Como gerar e analisar o relatório Curva ABC de Apropriações?

Qual o principal objetivo do Relatório Curva ABC de Apropriações? 


O Relatório de Curva ABC, também conhecido como ''80-20'' ou análise de Pareto, é uma metodologia de classificação de extrema importância, que você pode utilizar para a gestão de sua área de Suprimentos. 

Com ela é possível identificar os insumos, grupos ou fornecedores com maior impacto na obra, e com base nessa informação, direcionar quanto futuro sucesso e compras necessárias.

 

Ou seja, o principal objetivo do relatório de curva ABC disponibilizado é apoiar na tomada de decisão para novas compras. Por isso possibilita uma seleção de grande período de dados para analisar um grande volume de dados gerados, podendo inclusive considerar todas as obras do sistema. Para gerar esses dados massivos, os conhecimentos existentes são genéricos e não precisos no sentido de que, não possuem o objetivo de análise financeira por exemplo. 

 

Cenário: com este relatório eu consigo visualizar quais os insumos são os mais requisitados, quais os fornecedores que utilizam com maior frequência e com isso posso direcionar o esforço de barganha e negociar melhor em minhas próximas compras.

 

Este relatório apresenta a relação de apropriações desde o maior impacto no custo da obra até o menor impacto. Pode ser de Insumos, Fornecedores ou Grupos de Insumo, dependendo da análise desejada. 

análise pode ser realizada para uma obra em específico ou de maneira geral, consolidando informações de todas as obras. Uma ótima opção para analisar os gastos com insumos em um determinado período. 
Outra opção é a Curva ABC de Fornecedores, que permite identificar para uma obra, ou de todas as obras, qual o fornecedor com quem foi comprado o maior valor.


Dica!  Ao emitir esse relatório de forma consolidada para todas as obras e considerando um período que contempla todas as obras, obtém-se a lista de todos os insumos já utilizados. Essa informação pode ser detectada com a tabela de insumos para identificar insumos que nunca foram apropriados, e possivelmente poderiam ser excluídos ou desativados. Esse mesmo processo pode ser realizado por “Insumos Apropriados”.


Atenção! Caso a mensagem “Existem insumos na pesquisa que não possuem equivalência com nenhum insumo da tabela base de equivalências, as informações destes insumos não foram desenvolvidos no relatório.” seja apresentado, quer dizer que nem todos os insumos apropriados em outras tabelas foram configurados corretamente com os insumos de equivalência, e dessa forma, não estão sendo considerados no relatório apresentado. Utilize os botões “Visualizar relatório de insumos sem equivalência” ou “Visualizar relatório de todos os insumos sem equivalência” para identificar os insumos faltantes.

 

Passo a passo


 O relatório é acessado em Suporte à Decisão > Gerencial Suprimentos.



1. Os filtros


Obra: 
 Apresenta a obra que está sendo considerada na página do relatório.


Grupo de insumo:
  Para realizar uma análise geral de algum grupo de insumo, ou tipo de insumo, em específico pode-se selecionar esse item e serão apresentados somente os registros de apropriação dos insumos pertencentes a ele.


Período: 
 Data inicial e final dos lançamentos a serem considerados no relatório. basicamente, a data limite dos lançamentos. Os registros com dados anteriores e posteriores às vitórias não serão considerados.


Acumulado até: 
 Ao emitir o relatório pode-se querer analisar somente até um determinado percentual de apropriação da obra. 

Por exemplo, quero analisar somente os gastos que representam 80% do meu custo de obra. Assim que o acumulado chegar o mais próximo possível de 80% o sistema para apresentar os insumos/fornecedores/grupos de insumo, dependendo do tipo de análise de Curva ABC. Assim os itens de menor valor e impacto na obra não são apresentados e temos uma análise mais objetiva dos valores apropriados.


Tipo de curva ABC: 
 O sistema permite 3 análises distintas de curva ABC, uma para cada necessidade, sempre apresentando os itens daquele de maior para o menor impacto financeiro.


• Insumos – 
 Foca em uma análise dos insumos, apresentando recursos, valores e custo médio.


• Fornecedores – 
 Foca em uma análise dos fornecedores, apresentando valores dispendidos para cada um deles.

• Grupos de Insumo –  Foca em uma análise mais macro, por grupo de insumo, mas também detalha os insumos daquele grupo, responsáveis por esse valor apropriado.


Consolidar informações de insumos de todas as obras ( ):
  Ao marcar essa opção, o relatório será emitido considerando as apropriações de insumos de todas as obras. Caso as obras utilizem tabelas diferentes entre elas, o relatório será dividido entre tabelas, apresentando cada tabela de forma individual.


Consolidar as informações dos insumos com a tabela base de equivalências ( ): 
Essa flag é apresentada após selecionar a flag “Consolidar informações de insumos de todas as obras”. Ao marcar essa flag, o relatório será apresentado considerando apenas os insumos da tabela marcada como “Tabela de equivalência” (Engenharia > Custos unitários > Tabelas).


Dica: Para que as apropriações de outras tabelas não sejam ignoradas, é necessário que os insumos das outras tabelas estejam devidamente cadastrados nas suas respectivas equivalências (Engenharia > Custos unitários > Insumos > Equivalências entre Insumos). Dessa forma, as quantidades apropriadas desses insumos serão consideradas em seu respectivo insumo de equivalência.


Considerar detalhes e marcas dos insumos ( ): 
Os insumos de material, por exemplo, podem ser comprados ou contratados com especificação de detalhe e marca. Ao marcar essa opção o sistema apresentará os quantitativos e valores separados também. Ao não marcar eles serão somados e considerados como um insumo único.


Somar os saldos cancelados às quantidades e valores apropriados ( ): 
O sistema desconsidera as quantidades que foram canceladas em algum momento no processo de Compras. Caso queira analisar quantidades totais marque esta opção.


Apropriações consideradas:
 O sistema permite uma análise das informações previstas ou efetivas. Ou seja, ao marcar a primeira opção, serão apresentadas as quantidades referentes a pedidos e contratos, independente delas estarem pendentes ou atendidas por notas e medições, e assim por diante. A seguir as opções disponíveis para seleção:


• Pedidos e Contratos

• Notas, medições e movimentos de estoque


Detalhamento por unidade construtiva: 
Como este relatório não apresenta a informação das apropriações conforme os itens de orçamento, esta opção permite uma separação e organização das informações para uma unidade construtiva em específico.



2. Algumas Informações  apresentadas


Ao emitir o relatório com o Tipo da curva ABC: Insumos”:


• Insumo: 
Código e descrição do insumo.


• Quantidade: Quantidade total apropriada para a obra ou de maneira geral (dependendo se o relatório foi gerado para uma obra em específico ou considerando todas as obras).


• Preço unit. médio: Média de custo do insumo, considerando todas as entradas e quantitativos.


• Preço total: Valor total apropriado daquele insumo para a obra ou de maneira geral (dependendo se o relatório foi gerado para uma obra em específico ou considerando todas as obras).


• %Part.: Qual o percentual que aquele item representa do total de custo da obra.


• %Acum.: Qual o percentual que aquele item representa do total de custo da obra somado com os itens anteriores.



Ao emitir o relatório com o “Tipo da curva ABC: Fornecedores”:

• Fornecedor: Código e razão social do Fornecedor


• Valor total: Valor total apropriado daquele fornecedor para a obra ou de maneira geral (dependendo se o relatório foi gerado para uma obra em específico ou considerando todas as obras).


• %Part.: Qual o percentual que aquele item representa do total de custo da obra.


• %Acum.: Qual o percentual que aquele item representa do total de custo da obra somado com os itens anteriores.


Ao emitir o relatório com o “Tipo da curva ABC: Grupos de Insumos”:

• Grupo/Família: código e Descrição do grupo/família de insumo.

• %Part.:  Qual o percentual que aquele item representa do total de custo da obra.


• %Acum.:  Qual o percentual que aquele item representa do total de custo da obra somado com os itens anteriores.


• Insumo:  Código e descrição do insumo.


• Valor total:  Valor total apropriado daquele insumo para a obra ou de maneira geral (dependendo se o relatório foi gerado para uma obra em específico ou considerando todas as obras). Ao final ele totaliza para a família do grupo de insumo, somando os valores apropriados dos insumos pertencentes ao grupo.


As informações dos insumos deste relatório foram consolidadas com base na tabela de 
referência: 
 Essa mensagem é exibida quando a flag “Consolidar as informações dos 
insumos com a tabela base de equivalências” foi marcada, sendo apenas informativa.

 

 

 

Espero que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.