Como gerar e analisar o relatório Comparativo Orçado X Comprometido?

Este relatório permite comparar o valor orçado com o valor já comprometido, apresentando as relações percentuais entre esses valores. O relatório permite também selecionar grupos de insumo, apresentando os valores orçados para cada um.
A análise pode ser feita em forma de gráfico de barras, e caso algum valor específico não fique claro, pode-se analisar em formato de relatório, para identificar o ponto exato da distorção do valor e atuar nos demais pontos do sistema, analisando pontualmente a situação e tomando as ações cabíveis.



Pré-requisito 

Para que a obra seja apresentada para a geração deste relatório ela deve obedecer algumas regras de cadastro, o que pode ser verificado no artigo: Por que a obra não aparece nos relatórios "Gerencial de obras"?.

 

Passo a passo  


Recursos Disponíveis


  • Filtros Disponíveis

Sobre os valores apresentados no relatório, diversas são as possibilidades de combinações para serem aplicadas na emissão do relatório. A seguir detalhamos algumas das mais importantes:


Formato de saída: Permite a seleção de como devem ser apresentados os valores, tendo as seguintes opções:
a) Relatório: forma detalhada de análise, por item do orçamento, por exemplo.
b) Gráfico: Análise em barras dos valores. Permite diversas edições no próprio gráfico, para facilitar a visualização.


Documentos: Filtra os documentos associados aos lançamentos. Estes documentos podem ser de previsão financeira ou conforme as configurações inseridas no módulo “Apoio > Documentos”. Neste módulo, são definidas as Informações Gerais e configurações para os módulos “Contas a Pagar”, “Contas a Receber”, “Contabilidade” e “Fiscal” de um determinado tipo de documento.


Grupos: Disponibiliza selecionar um ou mais grupos de insumo, onde será apresentado o valor orçado para cada grupo de insumo no relatório.

Dicas! 

  • O “Padrão Grupo de Insumo” (Suporte a Decisão > Gerencial de Obras) permite padronizar quais grupos de insumo serão preenchidos automaticamente neste campo após especificar a obra.
  • O parâmetro “625 - Obrigar a informar um grupo de insumo para emissão do relatório Comparativo Medido x Comprometido e Comparativo Orçado x Comprometido no Gerencial de Obra” permite configurar se será obrigatório ou não o preenchimento desse grupo.


Período: Data inicial e final de emissão ou vencimento/baixa das parcelas e das datas de movimentações de Caixas e Bancos a serem consideradas no relatório. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os títulos com data anterior e posterior às informadas não serão considerados.


Seleção por: Neste campo, iremos informar qual será a data a ser considerada para a apresentação dos valores comprometidos e realizados, de acordo com os seguintes critérios:

  • Data de emissão: ordenação de acordo com a data de emissão do documento, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso impostos do contas a receber seja considerados custo de obra, conforme parâmetro219) baixadas ou não no sistema e com data de emissão dentro do período informado. Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de movimento dentro do período informado;
  • Data de vencimento (não pagas): ordenação de acordo com a data de vencimento de documentos não pagos, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber não baixadas, e com data de vencimento dentro do período informado. Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de vencimento dentro do período informado.
  • Data de pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento de documentos baixados, considerando: 1. Parcelas dos sistemas Contas a Pagar baixadas dentro do período informado. Movimentos de Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de baixa dentro do período informado.
  • Data de vencimento/pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento de documentos baixados, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber não baixadas (com vencimento dentro do período informado) e baixadas (dentro do período informado). Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data dentro do período informado.
  • Data de Cadastramento: ordenação de acordo com a data em que o lançamento foi cadastrado no Sistema.
  • Data Contábil: ordenação de acordo com a data contábil do documento, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso impostos do contas a receber seja considerados custo de obra, conforme parâmetro 219) baixadas* ou não no sistema e com data contábil dentro do período informado; Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data contábil dentro do período informado.

    Nota! O relatório sempre vai olhar para a Data Contábil que consta no Título. Caso o usuário use uma Data Contábil diferente no momento de realizar a baixa de uma determinada parcela, não será levado em consideração (este já é o comportamento esperado no Gerencial Financeiro existente).

  • Data de Competência: ordenação de acordo com a data de competência considerando as parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso impostos do contas  a receber sejam considerados custo de obra, conforme parâmetro 219) baixadas ou não no sistema e com data de competência dentro do período informado. Para Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, considera-se a data de movimento para definir se está dentro do período informado.

    Nota! Essa opção será apresentada apenas caso o Parâmetro 84 - Liberar o campo data de competência para títulos, notas fiscais e outros documentos esteja selecionado opção Liberado.



Nível de detalhamento: Este filtro permite refinar as análises de acordo com os níveis de agrupamento do Orçamento. Isto é, podemos visualizar as informações do relatório por Unidade Construtiva; Célula Construtiva; Etapa; Subetapa ou Serviço.


 
Considerar valores do orçamento pelos preços adotados ( ): Ao marcar essa flag, o relatório apresentará o orçamento considerando os valores definidos em Preços adotados (Engenharia > Orçamento > Preços Adotados > Planilhas).

Considerar documentos de previsão ( ): Ao manter esta opção selecionada, apresentados também os títulos de previsão de Pedidos e Contratos, além das previsões cadastradas diretamente no Financeiro. É importante considerar esses títulos caso queira comparar com o Comprometido total do Custo por Nível e ao analisar valores pagos e a pagar.


Apresentar períodos do comprometido da obra ( ): Muda o formato de emissão do relatório, apresentando o calendário mês a mês da obra, apresentando o comprometido específico de cada mês para cada item do orçamento.

Apresentar percentual medido das tarefas ( ): Ao selecionar essa opção, a coluna “Realizado (%)” será preenchida ao lado de cada item do orçamento com o percentual já medido no Acompanhamento feito no módulo Engenharia.


Calcular somatório anterior ao período selecionado ( ): Com essa opção selecionada, a coluna “acumulado anterior” será preenchida com os valores referentes ao período anterior ao pesquisado no relatório. Caso o período já contemple toda a duração da obra, é comum essa coluna ficar zerada.


Considerar os valores de descontos e acréscimos ( ): Com essa opção selecionada, será apresentado o valor líquido do título, isto é, considerando descontos e acréscimos. O que efetivamente foi ou será pago naquele lançamento, considerando os descontos financeiros definidos no cadastro do título e/ou descontos e acréscimos definidos no momento da baixa.


Descontar os valores de impostos retidos ( ): Com essa opção selecionada, serão apresentados os valores líquidos de títulos que possuam impostos retidos vinculados. Isto é, o valor dos impostos será descontado do valor bruto do título.
Essa opção, combinada com a anterior, faz com que o relatório apresente os valores líquidos efetivos dos títulos de pagamento. A sua não utilização acarreta valores duplicados, caso tenham sido geradas guias de pagamento de impostos e estes tenham apropriação de obra conforme o título de origem.
Exemplo: Título de R$ 1.000,00, com R$ 200,00 de impostos com título de guia de imposto gerado. Marcando essa opção serão apresentados R$ 1.000,00, sendo R$ 800,00 do título e R$ 200,00 da guia de imposto. Se não marcar essa opção serão apresentados R$ 1.200,00, sendo R$ 1.000,00 do título original e R$ 200,00 da guia de imposto.


Apresentar valor do estoque atual da obra ( ): Essa opção disponibilizará ao final do relatório uma linha com o total em estoque disponível na obra. Esse valor é calculado da mesma forma que o relatório “Posição de estoque atual”, considerando as quantidades atuais em estoque multiplicadas pelo custo médio do insumo no estoque.


Apresentar o valor de estoque para cada serviço ( ): Será possível marcar essa opção apenas após marcar a flag “Apresentar valor do estoque atual da obra”. Ela adiciona uma coluna a mais no relatório, apresentando o valor total em estoque apropriado para cada item do orçamento. Esse valor é calculado da mesma forma que o relatório “Posição de estoque atual”, considerando as quantidades atuais em estoque naquela apropriação de obra, multiplicadas pelo custo médio do insumo no estoque.


Apresentar a diferença entre o Comprometido e o Orçado em valor ( ): Essa opção adiciona uma coluna a mais referente ao “Saldo”, que apresentará a diferença entre o comprometido e o orçado. Caso o valor esteja negativo, significa que o comprometido superou o valor orçado.


Ocultar registros sem movimentação ( ): Ao fazer uso desta flag, faz com que no relatório sejam apresentados os Itens do Orçamento, somente quando existirem valores diferente de zero em pelo menos uma das seguintes colunas: Comprometido Total ou Estoque ou Realizado. Com esta opção, você consegue emitir o relatório otimizado com somente Itens do Orçamento que estão em andamento na sua obra.

  • Algumas Informações importantes apresentadas


Código: Número identificador do item no Orçamento da obra.


Descrição: Nome do serviço ou da subetapa/etapa/célula construtiva.


Realizado: Percentual medido no Acompanhamento do módulo Engenharia.


Acumulado comprometido: Comprometido acumulado de todo o período anterior ao período pesquisado na emissão.


Comprometido no Período: Comprometido considerando apenas o período pesquisado na emissão.


Comprometido total: Comprometido total, somando o acumulado comprometido com o comprometido no período.


Orçado total: Valor orçado de cada item do orçamento e de cada subetapa/etapa e célula construtiva.


Orçado “nome do grupo de insumo selecionado”: Apresentará o valor orçado para esse grupo de insumo no item específico.
 

Orçado Outros: Apresentará o valor orçado total referente aos grupos de insumo que não foram selecionados na emissão.


Comprometido / Orçado (%): Relação percentual entre o valor comprometido e o valor orçado. Igual ou abaixo de 100%, indica que está dentro do orçado, acima de 100%, já indica uma extrapolação.


Item / Orçamento (%): Indica o peso orçado de cada item específico em relação ao orçamento total da unidade construtiva.


Comprometido / Medido (%): Relação percentual entre o valor comprometido e o valor medido. Igual ou abaixo de 100%, indica que o valor medido está igual ou maior que o valor comprometido, o que é uma vantagem. Acima de 100%, já indica que foi comprometido um valor superior ao que foi medido fisicamente. Para conferência desse campo, é interessante emitir o relatório com a flag “Apresentar percentual medido das tarefas”.

 

 

 


Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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