Como gerar e analisar o relatório Comparativo Desembolso X Comprometido?

Este relatório permite a visualização mensal comparativa dos valores planejados, executados
fisicamente e comprometidos no financeiro, ou seja, gastos efetivos.
Esse relatório segue o cronograma do Planejamento da obra, apresentando os valores conforme
a estrutura do planejamento da obra e a vinculação das tarefas com os itens de Orçamento
correspondentes.
A análise é simplificada por ter a opção em forma de gráfico, gerando a curva S desses valores
mensais. Caso algum valor específico não fique claro, pode-se analisar por tarefa, para identificar
o ponto exato da distorção do valor e atuar nos demais pontos do sistema, analisando
pontualmente a situação e tomando as ações cabíveis.



Pré-requisito

Para que a obra seja apresentada para a geração deste relatório ela deve obedecer algumas regras de cadastro, o que pode ser verificado no artigo Por que a obra não aparece nos relatórios "Gerencial de obras"?


 

Passo a passo 

1. Filtros


Formato de saída: 
Permite a seleção de como devem ser apresentados os valores, tendo as seguintes opções:
• Relatório:
 forma detalhada de análise, por tarefa, por exemplo.
• Gráfico: 
Análise da curva S. Permite diversas edições no próprio gráfico, para facilitar a visualização.


Período: Data inicial e final de emissão ou vencimento/baixa das parcelas e das datas de movimentações de Caixas e Bancos a serem consideradas no relatório. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os títulos com data anterior e posterior às informadas não serão considerados.


Seleção por: Neste campo, iremos informar qual será a data a ser considerada para a apresentação dos valores comprometidos e realizados, de acordo com os seguintes critérios:


• Data de emissão: ordenação de acordo com a data de emissão do documento,
considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso impostos do contas a receber seja considerados custo de obra, conforme parâmetro 219) baixadas ou não no sistema e com data de emissão dentro do período informado.  Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de movimento dentro do período informado.


• Data de vencimento (não pagas): ordenação de acordo com a data de vencimento de documentos não pagos, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber não baixadas, e com data de vencimento dentro do período informado.  Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de vencimento dentro do período informado.


 Data de pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento de documentos baixados, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar baixadas dentro do período informado. Movimentos de Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de baixa dentro do período informado.


• Data de vencimento/pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento de documentos baixados, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber não baixadas (com vencimento dentro do período informado) e baixadas (dentro do período informado). Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data dentro do período informado.


• Data de Cadastramento: ordenação de acordo com a data em que o lançamento foi cadastrado no Sistema.


Nível de detalhamento: Este filtro permite refinar as análises de acordo com os níveis de agrupamento do Planejamento. Isto é, podemos visualizar as informações do relatório por Nível 3, Nível 2, Nível 1 e Tarefas.


Considerar documentos de previsão ( ): Ao manter esta opção selecionada, serão apresentados também os títulos de previsão de Pedidos e Contratos, além das previsões cadastradas diretamente no Financeiro. É importante considerar esses títulos caso queira comparar com o Comprometido total do Custo por Nível, ao analisar valores pagos e a pagar.


Apresentar percentuais de BDI e leis sociais ( ): Essa opção permite destacar no cabeçalho do relatório se houve a aplicação de BDI e Encargo Social para a emissão do relatório.


Considerar os valores de descontos e acréscimos ( ): Esta opção habilita a apresentação do valor líquido do título, isto é, considerando descontos e acréscimos. O que efetivamente foi ou será pago naquele lançamento, considerando os descontos financeiros e acréscimos no momento da baixa.


Descontar os valores de impostos retidos ( ): Ao marcar esta opção, serão apresentados os valores líquidos de títulos que possuam impostos retidos vinculados. Isto é, o valor dos impostos será descontado do valor bruto do título.
Essa opção, combinada com a anterior, faz com que o relatório apresente os valores líquidos efetivos dos títulos de pagamento. A sua não utilização acarreta valores duplicados, caso tenham sido geradas guias de pagamento de impostos e estes tenham apropriação de obra conforme o título de origem.
Exemplo: Título de R$ 1.000,00, com R$ 200,00 de impostos com título de guia de imposto gerado. Marcando essa opção serão apresentados R$ 1.000,00, sendo R$ 800,00 do título e R$ 200,00 da guia de imposto. Se não marcar essa opção serão apresentados R$ 1.200,00, sendo R$ 1.000,00 do título original e R$ 200,00 da guia de imposto.


Considerar percentuais de execução dos serviços para desembolso de insumos ( ): O Cronograma de Desembolso é calculado considerando as informações dos insumos, seu tempo de entrega estimado e as informações de Desembolso (aba Desembolso no cadastro do insumo). Pega o valor correspondente ao percentual do mês, e aplica individualmente, mês a mês o tempo de entrega estimado e o desembolso. Resultado, Valores distribuídos durante toda execução da tarefa, mesmo depois. Para tarefas curtas a diferença é pouca, para tarefas mais longas isso fica mais evidente e é apresentada uma diferença maior no resultado.
Já para Serviços de preço informado, por não possuir insumos e as informações relacionadas, são apresentados com o valor integral na data de início da tarefa. Quando marcada esta opção o sistema considera os percentuais de execução e distribui o valor conforme a duração da tarefa. Os valores de desembolso planejados podem ser comparados com o relatório Cronograma de Desembolso em Engenharia > Planejamento > Relatórios.


Apresentar valores executados ( ): Para a análise do relatório é possível comparar somente valores orçados/planejados e comprometidos financeiramente.
Essa opção permite um comparativo com o andamento físico da obra. Então conseguimos comparar o valor planejado mês a mês para cada tarefa, por exemplo, o valor executado (gasto teórico considerando as medições de Acompanhamento da Engenharia) e o valor comprometido no Financeiro, ou seja, o gasto real.



2. Algumas Informações importantes apresentadas


ID: número identificador da tarefa no Planejamento da obra.

Descrição: Nome da tarefa ou do agrupador.


Total planejado do Item: Valor total planejado para o item, considerando o Orçamento a vinculação dele com as tarefas do Planejamento.


Total planejado, executado e comprometido mês a mês: Para cada mês e cada tarefa são apresentados os valores planejados, executados e comprometidos. Cada um desses valores é identificado com um P, E e C, respectivamente. Também é apresentado o percentual que esse valor corresponde ao total da obra.


Curva S: Essa curva é visualizada ao emitir o relatório em formato Gráfico, selecionando as legendas “Valor Planejado Acumulado”, “Valor Comprometido Acumulado” e “Valor Executado Acumulado”.

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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