Como gerar e analisar o relatório Insumos Orçados X Apropriados?

Este relatório permite uma análise por insumo e não por item de orçamento como o Apropriações de Insumos. Assim compara-se quantidades e valores orçados e apropriados totais dos insumos. Este é um relatório que pode ser emitido independentemente do nível de apropriação da obra, justamente pelo fato de apresentar a análise por insumo. Ele permite comparar quantidades e valores, além de apresentar a diferença entre eles.
Dica!  É uma opção de relatório para analisar separadamente as informações de previsões  (Pedidos e Contratos) e lançamentos efetivos (Notas e Contratos), comparando cada um deles com o Orçamento da obra. Caso não tenha Orçamento, serão apresentadas somente as informações de apropriado, o que diminui a amplitude de análise.


 

Passo a passo


1. Os filtros


Grupo de insumo: 
Para realizar uma análise geral de algum grupo de insumo, ou tipo de insumo, em específico pode-se selecionar esse item e serão apresentados somente os registros de apropriação dos insumos pertencentes a ele.


Insumo: 
Para uma análise mais específica, informe o insumo que deseja analisar as apropriações. Serão apresentados somente os registros/apropriações do insumo selecionado.

Período: 
Data inicial e final dos lançamentos a serem considerados no relatório. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os registros com data anterior e posterior às informadas não serão considerados.


Versão do orçamento: 
O sistema permite comparar os registros de apropriações com as quantidades orçadas da versão mais recente do Orçamento ou com aquela primeira versão. Isso
depende muito da análise que se deseja fazer.


Apresentação: 
Disponibiliza duas opções para definir o nível de detalhamento apresentado.


• Sintético: 
Serão apresentadas informações resumidas, totais para cada insumo 

• Analítico: Serão apresentadas informações mais detalhadas, considerando as quantidades e valores dos lançamentos em si de cada insumo. Útil para identificar qual o lançamento está fazendo com que a quantidade apropriada fique muito acima da orçada, por exemplo.


Imprimir somente insumos apropriados ( ): 
Por padrão este relatório apresenta somente os insumos que tiveram alguma apropriação. Dependendo do andamento da obra, podem ter insumos que estão orçados, mas ainda não tem registros de compra ou contratação. Ao desmarcar essa opção estes insumos serão apresentados também, com as quantidades e valores orçados, mas com o apropriado zerado.


Imprimir insumos agrupados por grupos de insumos ( ): 
As análises podem ser realizadas pelo insumo, individualmente, ou agrupando os insumos pertencentes ao mesmo grupo de insumos.


Considerar detalhes e marcas dos insumos ( ): 
Os insumos de material, por exemplo, podem ser comprados ou contratados com especificação de detalhe e marca. Ao marcar essa opção o sistema apresentará os quantitativos e valores separados também. Ao não marcar eles serão somados e considerados como um insumo único.


Somar os saldos cancelados às quantidades e valores apropriados ( ): 
O sistema desconsidera as quantidades que foram canceladas em algum momento no processo de Compras. Caso queira analisar quantidades totais marque esta opção.


Apresentar diferença de valores com base no preço unitário ( ): 
O relatório apresenta uma coluna com a diferença de valores. Essa diferença pode ser sobre os valores totais (padrão do sistema) ou sobre os valores unitários (ao marcar esta opção).


Apropriações consideradas: 
O sistema permite uma análise das informações previstas ou efetivas. Ou seja, ao marcar a primeira opção, serão apresentadas as quantidades referentes a pedidos e contratos, independente delas estarem pendentes ou atendidas por notas e medições, e assim por diante. A seguir as opções disponíveis para seleção:


• Pedidos e Contratos
• Notas, medições e movimentos de estoque
• Movimentos de consumo


Detalhamento por unidade construtiva: 
Como este relatório não apresenta a informação das apropriações conforme os itens de orçamento, esta opção permite uma separação e organização das informações para uma unidade construtiva em específico.



2. Algumas Informações importantes apresentadas


Insumo: Código e descrição do insumo que terá suas apropriações detalhadas.


Documento: só é apresentado caso a apresentação do relatório tenha sido configurada para analítica. Apresenta o documento e o número dele, para auxiliar na localização das quantidades apresentadas como apropriadas.


Qtd. orçada: Quantidade total orçada para o insumo. Quando a apresentação está configurada para ser analítica o sistema apresenta a quantidade orçada na mesma linha do totalizador do insumo no item de orçamento, deixando as linhas com os documentos em branco nesta coluna.


Qtd. apropriada: Quantidade apropriada do insumo, considerando os filtros aplicados no momento da emissão do relatório. Quando ele é emitido de forma sintética as quantidades dos lançamentos são somadas e apresentadas. Caso a apresentação seja analítica, o sistema apresenta um detalhamento por lançamento, colocando a quantidade correspondente de cada um e totalizando ao final.


Diferença qtd: O sistema apresenta o “saldo” do insumo, ou seja, considerando a quantidade orçada e descontando a apropriada temos essa diferença, que pode ser positiva (quando o apropriado é menor que o orçado) ou negativa (quanto o apropriado é maior que o orçado), nesse caso a quantidade é apresentada entre parêntesis. Quando a apresentação está configurada para ser analítica o sistema apresenta a diferença da quantidade na mesma linha do totalizador do insumo, deixando as linhas com os documentos em branco nesta coluna.


Preço unit. orç.: Valor unitário do insumo, conforme informado em seu cadastro da obra.


Preço unit. apropriado: Na apresentação analítica apresenta o valor no lançamento, já na sintética ele faz uma média dos valores e quantidades apresentadas no relatório. Basicamente, valor total apropriado dividido pela quantidade total apropriada.


Valor orçado: Valor total orçado para o insumo. Quando a apresentação está configurada para ser analítica o sistema apresenta orçado na mesma linha do totalizador do insumo no item de orçamento, deixando as linhas com os documentos em branco nesta coluna.


Valor apropriado: Valor apropriado do insumo, considerando os filtros aplicados no momento da emissão do relatório. Quando ele é emitido de forma sintética os valores dos lançamentos são somados e apresentados. Caso a apresentação seja analítica, o sistema apresenta um detalhamento por lançamento, colocando o valor correspondente de cada um e totalizando ao final.


Diferença de valores: O sistema apresenta o “saldo em valores” do insumo, ou seja, considerando o valor orçado e descontando o apropriado temos essa diferença, que pode ser positiva (quando o apropriado é menor que o orçado) ou negativa (quanto o apropriado é maior que o orçado), nesse caso a diferença é apresentada entre parêntesis. Quando a apresentação está configurada para ser analítica o sistema apresenta a diferença da quantidade na mesma linha do totalizador do insumo, deixando as linhas com os documentos em branco nesta coluna.

Dica! 
Ao marcar a opção “Apresentar diferença de valores com base no preço unitário” o sistema realiza esse cálculo considerando os valores unitários e não totais.


%Difer. custo orçado total: Apresenta a diferença entre o valor orçado e apropriado em forma de percentual, ou seja, ou seja, quanto a diferença em valores representa do total orçado.

 

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.