Como gerar e analisar o relatório Insumos Orçados X Executados X Apropriados?

Este relatório permite uma análise por insumo, serviço, subetapa, etapa ou célula construtiva. Assim compara-se quantidades orçadas, executadas e apropriados totais dos insumos ou dos itens do orçamento. Este é um relatório que pode ser emitido independentemente do nível de apropriação da obra, justamente pelo fato de apresentar a análise por insumo. Ele permite comparar apenas quantidades, apresentando a diferença entre eles.



 

Passo a passo 


1. Os filtros


Grupo de insumo: 
Para realizar uma análise geral de algum grupo de insumo, ou tipo de insumo
em específico pode-se selecionar esse item e serão apresentados somente os registros de
apropriação dos insumos pertencentes a ele.


Insumo:
 Para uma análise mais específica, informe o insumo que deseja analisar as apropriações. Serão apresentados somente os registros/apropriações do insumo selecionado.


Período até: 
Data final dos lançamentos a serem considerados no relatório. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os registros com data posterior às informadas não serão considerados.


Versão do orçamento: 
O sistema permite comparar os registros de apropriações com as quantidades orçadas da versão mais recente do Orçamento ou com outras versões. Isso depende muito da análise que se deseja fazer.


Ordenação:
 Permite ordenar os insumos apresentados com base no seu código ou na sua descrição.


Nível de detalhamento: Quanto maior o nível de detalhamento maior o volume de informações apresentadas e maiores os detalhes para análise. É possível realizar a análise a nível de Célula
 Construtiva até de Serviço. Vai variar conforme o nível de Apropriação definido para a obra.


Dica: Caso a obra não faça apropriações de obra e o relatório seja emitido com “Nível de detalhamento” diferente de “Insumos”, as “quantidades apropriadas” ficarão zeradas, pois nenhum insumo foi apropriado em serviços, subetapas, etapas ou células construtivas.


Imprimir somente insumos apropriados ( ): Por padrão este relatório apresenta todos os insumos que estiverem orçados ou apropriados. Dependendo do andamento da obra, podem ter insumos que estão orçados, mas ainda não tem registros de compra ou contratação. Ao marcar essa opção, será apresentado apenas insumos que já receberam apropriações.


Imprimir insumos agrupados por grupos de insumos ( ): As análises podem ser realizadas pelo insumo, individualmente, ou agrupando os insumos pertencentes ao mesmo grupo de insumos.


Considerar detalhes e marcas dos insumos ( ): 
Os insumos de material, por exemplo, podem ser comprados ou contratados com especificação de detalhe e marca. Ao marcar essa opção o sistema apresentará os quantitativos e valores separados também. Ao não marcar eles serão somados e considerados como um insumo único.


Somar os saldos cancelados às quantidades e valores apropriados ( ): 
O sistema desconsidera as quantidades que foram canceladas em algum momento no processo de Compras. Caso queira analisar quantidades totais marque esta opção.


Apropriações consideradas: 
O sistema permite uma análise das informações previstas ou efetivas. Ou seja, ao marcar a primeira opção, serão apresentadas as quantidades referentes a pedidos e contratos, independente delas estarem pendentes ou atendidas por notas e medições, e assim por diante. A seguir as opções disponíveis para seleção:


• Pedidos e Contratos
• Notas, medições e movimentos de estoque
• Movimentos de consumo
• Notas, medições e movimentos de consumo


Detalhamento por unidade construtiva: Esta opção permite uma separação e organização das informações para uma unidade construtiva em específico, ou mantendo o campo de “Unidade Construtiva” em branco, detalhará todas as unidades construtivas.



2. Algumas Informações importantes apresentadas


Célula Construtiva/Etapa/Subetapa/Serviço: Dependendo do “nível de detalhamento” e da flag “Detalhamento por unidade construtiva”, esses campos podem ser apresentados destacando as quantidades orçadas, executadas e apropriadas para esses itens de orçamento.


Dica!  Caso o nível de detalhamento seja diferente de “insumo”, um mesmo insumo pode ser apresentado várias vezes, pois pode estar orçado/executado/apropriado para vários itens de orçamento diferentes


Insumo: Apresenta o código e descrição do insumo apresentado.

Unidade: Apresenta a unidade de medida orçada para o insumo apresentado.


Quantidade orçada: Apresenta a quantidade orçada para o insumo. Essa quantidade pode ser apresentada de forma geral usando o nível de detalhamento “insumo”, ou pode ser apresentada distribuída entre os itens de orçamento utilizando outras opções de detalhamento.


Quantidade executada: Apresenta a quantidade executada para o insumo. Essa quantidade pode ser apresentada de forma geral usando o nível de detalhamento “insumo”, ou pode ser apresentada distribuída entre os itens de orçamento utilizando outras opções de detalhamento.


Dica!  A quantidade executada é calculada de forma automática levando em consideração o percentual já medido no sistema de Acompanhamento nas tarefas associadas aos itens de orçamento.

Quantidade apropriada: 
Apresenta a quantidade apropriada para o insumo nas “apropriações consideradas”. Essa quantidade pode ser apresentada de forma geral usando o nível de detalhamento “insumo”, ou pode ser apresentada distribuída entre os itens de orçamento utilizando outras opções de detalhamento.


Diferença qtde. orçada: Essa coluna apresentará a diferença entre a quantidade apropriada e a quantidade orçada. Caso seja apresentado um número positivo, quer dizer que se trata do saldo que ainda pode ser apropriado sem estourar o orçamento. Caso seja apresentado um número dentro de parênteses, se trata de um número negativo, representando o quanto já estourou em relação ao orçado.


Diferença qtde. executada: Essa coluna apresentará a diferença entre a quantidade executada e a quantidade apropriada. Caso seja apresentado um número positivo, quer dizer que se trata do saldo que ainda pode ser apropriado sem ultrapassar o executado. Caso seja apresentado um número dentro de parênteses, se trata de um número negativo, representando o quanto já foi apropriado acima do executado.

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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