Como gerar e analisar o relatório Análise de Apropriação?

Este relatório permite fazer uma análise mais detalhada das quantidades e valores orçados para cada insumo, comparando com as quantidades e valores negociados em uma cotação específica. Para emissão, é obrigatório o preenchimento da cotação desejada e da obra desejada.

 

Passo a passo 


1. Os filtros


Cotação:
 Campo para preenchimento da cotação específica a ser comparada.


Obra: Campo para preenchimento da obra que deve ser considerada na análise. Obviamente, essa obra precisará estar incluída nessa cotação para haver alguma análise a ser feita.


Unidade Construtiva: Permite filtrar os insumos apresentados de acordo com a unidade construtiva.


Item do orçamento: Permite filtrar os insumos apresentados de acordo com um item de orçamento específico.


Insumo: Permite filtrar para que seja apresentado apenas um insumo específico para análise. Esse insumo poderá ser apresentado várias vezes no relatório, pois é apresentado distribuído entre todos os serviços que estiver orçado ou apropriado.


Indexador para correção: Permite aplicar correção monetária de acordo com as datas da cotação, a data preenchida em “Correção até”, e os valores de indexadores preenchidos.


Correção até: Campo para preenchimento da data que deseja considerar para correção do indexador.

Ordenação: 
Permite ordenar os insumos apresentados com base no seu código ou na sua descrição.



2. Algumas Informações importantes apresentadas


Cotação: Cotação informada nos parâmetros do relatório.


Obra: Obra informada para emissão do relatório.


Unidade construtiva: Unidade construtiva do orçamento da obra informada para emissão do relatório.


Célula construtiva: Célula construtiva associada aos serviços orçados compostos pelos insumos apresentados no relatório.


Etapa: Etapa associada aos serviços orçados compostos pelos insumos apresentados no relatório.


Subetapa: Subetapa associada aos serviços orçados compostos pelos insumos apresentados no relatório.


Serviço: Serviço orçado composto pelos insumos apresentados no relatório.

Insumo: Código e descrição do insumo apresentado.

Quantidades: Apresenta informações referentes a quantidade dos insumos, conforme descrito.

• Un.: Unidade de medida do insumo apresentado.


• Orçado: Quantidade orçada para o insumo no item do orçamento apresentado.


• Apropriado: Nesta coluna é apresentada a quantidade apropriada deste insumo no item do orçamento, considerando a quantidade da solicitada (somente a quantidade pendente na solicitação e não a quantidade vinculada à cotação), pedidos pendentes, notas fiscais de compra, contratos pendentes, medições e movimentos de estoque.


• Saldo: Apresenta o saldo quantitativo, comparando a quantidade orçada e a quantidade já apropriada.

Saldo = (Orçado – Apropriado).


• Cotação: Quantidade pendente do insumo na cotação de preços informada no relatório.


• Pendente: Quantidade total das outras cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se ao item de orçamento apresentado.


• Saldo final: Apresenta a diferença entre o saldo e a soma das pendências e da cotação.

Saldo final = Saldo - (Pendente + Cotação).


Valores: Apresenta informações referentes aos valores monetários dos insumos, conforme
descrito.


• Orçado: Valor total orçado para o insumo.


• Apropriado: 
Valor total apropriado do insumo.


• Saldo: Apresenta o saldo monetário, comparando o valor orçado e o valor já apropriado.

Saldo = (Orçado – Apropriado).


• Cotação: Este campo apresenta o valor total cotado para o insumo (opção escolhida na negociação). Esta coluna será preenchida somente se o usuário marcar o campo Opção escolhida para compra na negociação.


• Pendente: Valor total das outras cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se ao item de orçamento apresentado.


• Saldo Final: Apresenta a diferença entre o saldo e a soma das pendências e da cotação.
Saldo final = Saldo - (Pendente + Cotação).


Total do serviço: Ao final de cada serviço é apresentada suas totalizações, conforme descritas.


• Orçado: Valor total orçado deste insumo para o serviço apresentado.


• Apropriado: Valor total apropriado deste insumo para o serviço apresentado.


• Saldo: Apresenta o saldo monetário, comparando o valor orçado e o valor já apropriado.

Saldo = (Orçado – Apropriado).


• Cotação: Valor total das cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se ao item de orçamento apresentado.


• Pendente: Valor total das outras cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se ao item de orçamento apresentado.


• Saldo final: Apresenta a diferença entre o saldo e a soma das pendências e da cotação.
Saldo final = Saldo - (Pendente + Cotação).


Total da subetapa: Ao final de cada subetapa é apresentada suas totalizações, contemplando todos os serviços inseridos na sua hierarquia, conforme descritas.


• Orçado: Valor total orçado deste insumo para a subetapa apresentada.


• Apropriado: Valor total apropriado para a subetapa apresentada.


• Saldo: Apresenta o saldo monetário, comparando o valor orçado e o valor já apropriado.

Saldo = (Orçado – Apropriado).


• Cotação: Valor total das cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se ao item de orçamento apresentado.


• Pendente: Valor total das outras cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se a esta subetapa.


• Saldo final: Apresenta a diferença entre o saldo e a soma das pendências e da cotação.
Saldo final = Saldo - (Pendente + Cotação).


Total da etapa: 
Ao final de cada etapa é apresentada suas totalizações, contemplando todas as subetapas inseridas em sua hierarquia, conforme descritas.


• Orçado: Valor total orçado para a etapa apresentada.


• Apropriado: Valor total apropriado para a etapa apresentada.


• Saldo: Apresenta o saldo monetário, comparando o valor orçado e o valor já apropriado.
Saldo = (Orçado – Apropriado).


• Cotação: Valor total das cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da
solicitação associada refere-se ao item de orçamento apresentado.


• Pendente: Valor total das outras cotações pendentes para este insumo cuja apropriação
da solicitação associada refere-se a esta etapa.


• Saldo final: Apresenta a diferença entre o saldo e a soma das pendências e da cotação.
Saldo final = Saldo - (Pendente + Cotação).


Total da célula construtiva: Ao final de cada célula construtiva é apresentada suas totalizações, contemplando todas as etapas inseridas em sua hierarquia, conforme descritas.


• Orçado: Valor total orçado para a célula construtiva apresentada.


• Apropriado: Valor total apropriado para a célula construtiva apresentada.

• Saldo: Apresenta o saldo monetário, comparando o valor orçado e o valor já apropriado.

Saldo = (Orçado – Apropriado).


• Cotação: Valor total das cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se ao item de orçamento apresentado.


• Pendente: Valor total das outras cotações pendentes para este insumo cuja apropriação da solicitação associada refere-se a esta célula construtiva.


• Saldo final: Apresenta a diferença entre o saldo e a soma das pendências e da cotação.
Saldo final = Saldo - (Pendente + Cotação)

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.