FAQ - Integração DOCUSIGN


O que a integração faz?


Permite, a partir dos dados inseridos no Sienge, a assinatura eletrônica remota de documentos pelas partes envolvidas no processo.



Como faz?


Assinatura de contrato com fornecedor: 

  • Cadastro do contrato de fornecedor no Sienge; 
  • Inserir anexo em PDF no Sienge sinalizando que deve ser assinado; - Informar quais e-mails devem ser notificados para assinatura; 
  • Webhook notifica ao conector sobre documento pendente para assinatura; 
  • Conector busca PDF do Contrato e endereços de e-mail e insere no Software Parceiro;
  • Software Parceiro notifica os e-mails que devem assinar o documento;
  • Documento é assinado;
  • Software Parceiro notifica o conector sobre documento com assinaturas realizadas;
  • Conector busca o PDF no Software Parceiro; 
  • Conector registra o PDF assinado nos anexos do contrato no Sienge. 


Assinatura de contrato com cliente: 

  • Cadastro do contrato de vendas no Sienge; 
  • Emissão do contrato de vendas no Sienge; 
  • Impressão em PDF do contrato de vendas no Sienge; 
  • Informar quais e-mails devem ser notificados para assinatura; 
  • Webhook notifica ao conector sobre documento pendente para assinatura; 
  • Conector busca PDF do Contrato e endereços de e-mail e insere no Software Parceiro; 
  • Software Parceiro notifica os e-mails que devem assinar o documento; 
  • Documento é assinado; - Software notifica o conector sobre documento com assinaturas realizadas; 
  • Conector busca o PDF no Software Parceiro; 
  • Conector registra o PDF assinado nos anexos do contrato no Sienge. 



Quais os benefícios gerados?


Segurança, agilidade e eficiência com a redução do tempo demandado para assinar contratos e redução de custos diretos (malote, cartório, impressões) e indiretos (digitalização, arquivamento, rastreabilidade, etc). 



A empresa que compra a solução de Assinatura Eletrônica e integra com o Sienge apresenta quais necessidades? 


Realizar o processo de assinatura de contratos com fornecedores e clientes de forma ágil e segura, eliminando tarefas manuais e reduzindo custos. 



Quais os principais benefícios da integração entre Sienge Plataforma e Solução de assinatura eletrônica?


  • Ganho de tempo: Os contratos podem ser assinados em questão de minutos via web ou dispositivos móveis;
  • Economia: Evita custos diretos (malote, impressões) e indiretos (custo operacional, arquivamento, rastreabilidade);
  • Segurança: Os documentos são anexados no Sienge e enviados eletronicamente direto para os destinatários assinarem, sem intermediários.

✓ Suprimentos

  1. Estimando os custos e tempo para assinar um contrato, considerando que cada contrato é assinado por 4 pessoas aproximadamente;
  2. Redução dos riscos trabalhistas: Muitas vezes os fornecedores de serviço iniciam os trabalhos sem ter o fechamento do contrato, devido à demora para impressão e coleta de assinaturas, o que pode ocasionar riscos trabalhistas. Com assinatura eletrônica, o fechamento do contrato se torna mais ágil e seguro, de forma que o contrato esteja formalizado antes do início dos serviços;
  3. Recebimento de suprimentos em obra sem contrato: Alguns insumos recebidos em obra (esquadria, cerâmica, concreto, etc.), no geral além da NF, necessitam de contrato. Com assinatura eletrônica se reduz o risco de atraso na estrega dos produtos devido a não assinatura contratual, assim como de recebimento dos insumos sem o devido documento assinado.

✓ Comercial

  1. Alguns bancos já aceitam assinatura digital.
  2. Podem ser assinados aditivos de contratos: Customizações de apartamento, plantas de modificações, memoriais entre outros;
  3. Acelera o processo de venda, além de facilitar o processo para o cliente final;


A assinatura eletrônica possui validade jurídica?


Sim, a assinatura eletrônica é válida juridicamente assim como um documento assinado fisicamente.




É possível utilizar a Integração de Assinatura Eletrônica em apenas um dos módulos do Sienge Plataforma?


Sim. A integração pode ser utilizada em ambos os sistemas, apenas no Sistema de Contratos e Medições ou apenas no Sistema de Vendas.



Como contratar uma solução para Assinatura Eletrônica integrada ao Sienge Plataforma?


Primeiramente, é preciso ter contratado no Sienge Plataforma o sistema de Contratos e Medições e/ou sistema de Vendas. Que são os módulos onde será possível assinar eletronicamente.

Em seguida, serão necessários dois produtos para utilizar um sistema de assinatura eletrônica integrado ao Sienge Plataforma.


  1. Contratar o sistema de assinatura eletrônica: DocuSign.
  2. Contratar o Conector de assinatura eletrônica do Sienge: É o sistema intermediário que permite a troca de informações entre o parceiro e o Sienge.*Solicitar ao representante Sienge que atende a sua empresa.



Qual o custo do Conector de Assinatura Eletrônica?


O Conector de Assinatura Eletrônica possui um custo de R$ 99,00 mensais e deve ser adquirido junto ao representante Sienge, após a aquisição da solução de

Assinatura Eletrônica.



Qual o Plano da Docusign ideal para a integração?


Para a integração com o Sienge é necessário o recurso Docusign conect tem uma mensalidade de R$ 32,20, independente do número de envelopes.Desta forma, o cliente Sienge que optar pelo Plano

básico (Standard) irá contratar o conector (único por cliente) e poderá usar a integração completa com o Sienge, ou seja, com o retorno dos documentos assinados;

No plano Business Pró este recurso já está disponível conjuntamente com os recursos diferenciados do plano.

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.