FAQ - Integração Skyline (Nexxera)

Já sou cliente Nexxera. Como eu faço para ter a integração?


Você deve procurar a Nexxera e informar que deseja se integrar com o Sienge. Eles irão se encarregar de fazer as alterações necessárias para integrar com o Sienge. Você também deve entrar em contato com o seu consultor Sienge e solicitar o conector para integrar com o Skyline.



Já sou cliente Nexxera usando conectado a outro ERP e quero migrar para o Sienge. Como eu faço?

A operação financeira já estando no Sienge, o cliente precisará comunicar a Nexxera para enviar as credenciais para o Sienge e também precisará contratar o Conector Sienge.



Já utilizo uma outra VAN Bancária. Posso integrar com o Sienge?


Até o momento nós só disponibilizamos a integração, via conector, com a Nexxera para pagamentos e cobranças automatizadas. Para integrar, você teria que adquirir o Skyline Rest, da Nexxera.



O que é Skyline Rest?


É o sistema de conectividade da Nexxera, o qual pode ser integrado ao Sienge, para automatização dos processos de envio e recebimento de arquivos bancários, tanto os arquivos de pagamentos, quanto os arquivos de cobrança.



Como é a integração entre Sienge e Skyline Rest?


A integração entre o Skyline Rest e o Sienge é feita através de um Conector, não sendo necessário configurar nenhum diretório ou instalar um novo programa no servidor do cliente final.



O que é um Conector?


São soluções “Plug and Play” criadas pelo Sienge para integrações com parceiros específicos e homologados pelo Sienge Plataforma. Os conectores se destinam a aplicações que demandam mais controle e segurança, como é o caso de transações financeiras, por exemplo.



Esse arquivo é salvo em algum servidor para envio?


Os arquivos são armazenados em Data centers da Nexxera, que já tem toda segurança e criptografia necessária para esse serviço. O acesso é controlado e rastreável. O banco de dados não aceita modificações de arquivos, apenas inserção de novos, através da funcionalidade.



Os arquivos de retorno eles vão automaticamente para os CNPJs e contas correntes? Ou seja, não há necessidade de "abrir" esses arquivos manualmente no Sienge?


Exatamente. As baixas são realizadas nas mesmas empresas e contas indicadas no arquivo de remessa.



Como acompanhar o tráfego de MB no Skyline? 


O SkylineWeb prevê que o cliente acompanhe o tráfego na caixa postal dele em tempo real. Para ter acesso ao SkylineWeb, basta o cliente fazer contato com "suporte@nexxera.com", solicitar o link de acesso ao SkylineWeb e informar o CNPJ dele ao suporte e saber a senha de acesso ao Skyline para acessar o Skyline. 



Como funcionará o envio e retorno dos arquivos de pagamento/recebimento para o banco? Terá alguma intervenção manual? 


Ao gerar o arquivo no Sienge ele é transmitido ao banco automaticamente, bem como o arquivo de retorno será enviado de volta ao Sienge quando for gerado no sistema do banco. Esse envio se dá através de um conector que busca os arquivos no Sienge e envia ao Skyline e também recebe os arquivos de retorno do Skyline e insere novamente no Sienge. 



Como é tratado no arquivo retorno os movimentos que não estão vinculados com o arquivo de remessa, por exemplo, taxas bancárias, recebimento de TED e etc? 


Se os movimentos existem no Sienge (ex: Se foi criado uma parcela pra eles), mesmo que eles não tenham sido enviados por arquivo, se o sistema encontra a parcela, ele faz a baixa, mesmo sem gerar histórico na tela de automação. 



Como é feita a parametrização (amarração contábil/financeira) do arquivo retorno dentro do Sienge? 


Ela é feita da mesma forma que ocorre para a leitura manual de arquivos. (ex: a baixa por pagamento é feita na conta corrente da empresa que gerou o arquivo, e gera os mesmos movimentos contábeis de uma baixa manual). 



Para o arquivo remessa, como imputar os boletos para pagamento? 


É através da forma do preenchimento e de pagamento da parcela, com a linha digitável. 



O que é necessário adquirir para poder utilizar a integração Skyline Rest com o Sienge Plataforma? 


Para um cliente Sienge poder utilizar a integração com Skyline Rest é necessário que ele tenha os Módulos de Contas a Pagar, Contar a Receber, Caixa e Bancos e também o Conector Skyline. Além disso, é necessário que o cliente possua Skyline Rest da Nexxera que realiza a integração com o Sienge Plataforma. 



Qual o custo do Conector Skyline? 


O Conector Skyline possui um custo de R$ 199,00 mensais e deve ser adquirido junto ao representante Sienge, após a aquisição da solução Skyline Rest. 



Como contratar a solução Skyline integrada ao Sienge Plataforma? 


Primeiramente, é preciso ter contratado no Sienge Plataforma o sistema de Contas a Pagar, Contas a Receber, Caixa e Bancos. Que são os módulos onde acontecerá a integração de informações. 

Em seguida, serão necessários dois produtos para utilizar o sistema integrado ao Sienge Plataforma: 

1º: Contratar o Skyline Rest junto a Nexxera (relacionamento@nexxera.com) 

2º: Após contratado o Skyline, o cliente irá Contratar o Conector Sienge, junto ao Sienge.


Como ter mais informações sobre o funcionamento da Integração dentro do Sienge Plataforma? 


No Sienge acesse: Financeiro > Integração Bancária > Central de ajuda. https://ajuda.sienge.com.br/support/solutions/articles/670 00680608-como-utilizar-a-van-de-transmiss%C3%A3o-dearquivos-com-nexxera

Já fiz a implantação, como faço para iniciar o uso? 


Recomendamos seguir estes passos para iniciar a transmissão de arquivos: 

  • Configurar inicialmente uma conta corrente p/ utilização da Integração; (FIN > INTEGRAÇÃO BANCÁRIA > VAN DE TRANSMISSÃO DE ARQUIVOS); 
  • Gerar o arquivo de remessa; 
  • Validar se o arquivo foi aceito pelo banco; 
  • Aguardar o retorno do banco; 
  • Validar o arquivo de retorno foi processado, ou seja, conta corrente localizada e baixas efetuadas; 
  • Havendo sucesso neste fluxo, cadastrar novas contas correntes para uso da integração. 

O que fazer em caso de erro? 


  • Abertura de chamado junto ao Suporte Sienge 
  • Suporte Plataforma analisa e caso não seja um problema no conector, direcionará ao Parceiro de integração (suporte@nexxera.com)



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