Como gerar e analisar o relatório Fluxo de Caixa por Plano de Contas?

Este relatório permite uma fácil visualização dos valores finais das contas do plano financeiro em um determinado período. 

Pré-requisito 

Possuir autorização na ação de tela 516 em Segurança / Autorizações / Usuários.
Possuir autorização nas apropriações dos títulos contemplados nos filtros do relatório, como empresas, 
obras, departamentos, orientados neste link.

 

Passo a passo 

  1. Acesse: Suporte à Decisão / Gerencial Financeiro / Fluxo de Caixa por Plano de Contas e preencha os filtros conforme deseja realizar a consulta, depois clique no botão visualizar.

    Preenchimento dos filtros do relatório:


    Agrupar por: Agrupamento para emissão do relatório. Este campo permite que as informações sejam apresentadas por um determinado tipo de registro, como Holding; Subsidiária; Grupo de empresa; Projeto; Tipo de negócio; Empresa; Área de negócio; Obra/Centro de custo.

    Documentos: Tipos de documento em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório. (Ver Como cadastrar um documento?)
    Plano financeiro: Conta do plano financeiro em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório. (Ver Como estruturar um Plano Financeiro?)

    Período: Período de vencimento/baixa das parcelas e das datas de movimentações de caixa e bancos em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório.
    Nível de apresentação: Nível de plano financeiro a ser apresentado no relatório.
    Indexador correção: Indexador utilizado para correção dos valores a serem apresentados no relatório. A correção será realizada em toda e qualquer parcela a partir de sua data base e de acordo com atualização dos valores do indexador. (Ver Qual o passo a passo para a criação de um novo indexador? e Como cadastrar os valores dos indexadores?

    Dica! Os valores do indexador devem ser atualizados nas datas - diariamente ou mensalmente (conforme periodicidade do indexador) para que ocorra a correção dos valores a serem apresentados no relatório. Caso os valores não devam ser corrigidos informe o indexador neutro para que não ocorra a correção. Defina no parâmetro 1 do sistema (Segurança - Administração - Parâmetros) o indexador neutro.


    Apresentação em: Indexador utilizado no cálculo para apresentação dos valores no relatório. Este cálculo é realizado através da divisão do valor da parcela pelo valor do indexador (de acordo com o parâmetro 523 definido em Segurança / Administração / Parâmetros).

    Correção até: Data até quando os valores a serem apresentados no relatório devem ser corrigidos.

    Portador: Portador associado às parcelas em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório.

    Operação de cobrança: Operação de cobrança associada às parcelas em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório.

    Disponível em: Data em que serão totalizados os valores dos saldos das contas correntes do disponível. Este campo ficará disponível caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível. Acesse: O que representa o campo "Disponível em" nos relatórios de Fluxo de Caixa.
    Conta corrente: Contas correntes que compõe o disponível. 
    Visão do plano: Visão do plano financeiro pré cadastrada para análise do relatório, disponível ao marcar a flag "Gerar relatório por visão do plano financeiro" (Ver O que é e como funciona a funcionalidade Visão do Plano Financeiro?)
    Tipo de análise: Selecione entre as opções realizado, comprometido, a realizar, para visualizar as parcelas baixadas, ou parcelas com baixa e em aberto, ou apenas parcelas em aberto, respectivamente. 

    Periodicidade - Diário: Marque esta opção para que os valores sejam totalizados diariamente. 

    Mensal: Marque esta opção para que os valores sejam totalizados mensalmente.
    Tipo de Conta:  Resultado: Marque esta opção para que sejam buscadas somente informações de lançamentos associados a contas do tipo resultado.

    Movimento: Marque esta opção para que sejam buscadas somente informações de lançamentos associados a contas do tipo movimento.

    Geral: Marque esta opção para que sejam buscadas informações de lançamentos associados a qualquer tipo de conta.
    Calcula somatório anterior ao período solicitado:
    Marque esta opção para que sejam apresentados os valores acumulados referentes às entradas e saídas anteriores ao período informado.

    Considerar documentos de previsão: Marque esta opção para que sejam buscadas também informações de lançamentos associados a documentos de previsão.

    Incluir títulos inadimplentes: Marque esta opção para que sejam buscadas também informações de títulos marcados como inadimplentes.
    Considerar disponível: Marque esta flag para que o campo "Disponível em" seja considerado. Esta opção irá disponibilizar o saldo inicial para o cálculo dos lançamentos.

    Considerar no disponível as contas do tipo caixa: Marque esta opção para que seja considerado o saldo das contas do tipo caixa no valor disponível apresentado no relatório. Esta opção estará disponível caso tenha sido marcada a opção "Considerar disponível".

    Considerar no disponível as contas do tipo investimento: Marque esta opção para que seja considerado o saldo das contas do tipo investimento no valor disponível apresentado no relatório. Esta opção estará disponível caso tenha sido marcada a opção "Considerar disponível".
    Selecionar o realizado por conta corrente: Marque esta opção para possa selecionar as contas correntes específicas que deseja consultar. 
    Gerar relatório por visão do plano financeiro: Marque esta opção para que o campo "Visão do plano" fiquei disponível para seleção:

    Descontar os valores dos impostos retidos das baixas de títulos a receber: Marque esta opção para que nos títulos recebidos seja apresentado o valor líquido, quando houver impostos retidos. Esta opção só está disponível nos tipos de análise comprometido e realizado.

  2. O relatório será apresentado conforme os filtros selecionados, como neste exemplo:
    Fluxo de caixa por: Agrupamento informado para emissão do relatório.
    Período: Período informado para emissão do relatório.
    Valores corrigidos em: Indexador utilizado na correção dos valores apresentados no relatório.
    Valores apresentados em: Indexador que serão impressos os valores.
    Tipo de análise: Tipo de análise informada para emissão do relatório: realizado, a realizar, comprometido.

  3. Informações apresentadas no relatório:  

    Código: Código da conta do plano de contas apresentada na emissão do relatório.

    Conta: Descrição da conta do plano de contas apresentada na emissão do relatório.
    Tipo: Tipo de conta do plano de contas apresentada na emissão do relatório.
    Acumulado anterior: Total de entradas ou saídas da conta do plano de contas referente ao período anterior informado para emissão do relatório. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Calcula somatório anterior ao período solicitado na página de seleção de campos para o relatório).
    Total período: Total de entradas ou saídas na conta do plano de contas no período. 

    Total geral: Total apresentado no campo Acumulado anterior + o total apresentado no campo Total período. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Calcula somatório anterior ao período solicitado na página de seleção de campos para o relatório).  



    Percentual: Relação entre o total da conta do plano financeiro em relação à conta totalizadora do grupo.
    Diferença: Diferença entre o total de entradas e o total de saídas no período(mês).
    Diferença Acumulada: Diferença acumulada entre o total de entradas e o total de saídas no período(mês).
    Saldo: Saldo no período.
    Disponível em __/__/__: Saldo total das contas correntes que compõe o disponível. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível na página de seleção de campos para o relatório).

    Atenção! No saldo disponível só serão consideradas as contas correntes ativas e não serão consideradas as contas de emissão de cheque e de reapropriação financeira, conforme o agrupamento:

    AGRUPAMENTO POR:    

    NO DISPONÍVEL:

    Empresa

    Grupo de empresa

    Tipo de negócio

    Projeto

    Será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas às empresas correspondentes.
    Centro de custo
    Será considerada a soma dos saldos das contas correntes informadas no disponível dos centros de custo. Caso nenhuma conta tenha sido informada, no disponível será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas à empresa correspondente.

    Área de negócio

    Obra

    Será considerada a soma dos saldos das contas correntes informadas no disponível dos centros de custo associados à área de negócio ou a obra. Caso nenhuma conta tenha sido informada, no disponível será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas às empresas correspondentes.

    Nota! Apenas lançamentos que possuem apropriação financeira (centro de custo e conta do plano financeiro) e que movimentam a conta corrente através de baixas de pagamento, adiantamento e estorno, serão apresentados nos relatórios do Gerencial Financeiro.
    Baixas do tipo abatimento de adiantamento podem ser reapropriadas financeiramente para aparecer nos relatórios que compõe o Gerencial Financeiro através deste passo a passo: Como visualizar as baixas de Adiantamento e Abatimento de Adiantamento nos relatórios do Gerencial Financeiro?


Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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